Eugenio Tavares.org Biografia e Obra    
 
Entrada do Sitio Contactos
 
Eugénio Tavares
Pesquisar EugenioTavares.org Notícias de eventos culturais relativos a Eugénio Tavares A Obra Factos biográficos

Condecoração de Eugénio Tavares pelo presidente da Républica de Cabo Verde, Doutor António Mascarenhas Monteiro
Fevereiro de 1995

A 17 de Fevereiro de 1995, o Presidente da Républica de Cabo Verde da altura, Doutor António Mascarenhas Monteiro, concedeu a título póstumo, a mais alta distinção na área da Cultura: a Condecoração "O Primeiro Grau da Ordem do Dragoeiro". A entrega da condecoração teve lugar nas comemorações do 4º aniversário da eleição do primeiro presidente eleito democraticamente em cabo Verde.

Doutor António de Mascarenhas Monteiro, primeiro presidente eleito democráticamente da Républica de Cabo Verde,

Excerto do discurso de S. Exa. o Presidente da Républica de Cabo Verde, no acto da condecoração:

"Em nome do povo de Cabo Verde, em meu próprio nome, traduzindo o sentimento geral dos cabo-verdianos, reconheço a prestimosa contribuição que o ilustre intelectual deu ao engrandecimento da nação, e com admiração e gratidão presto-lhe mna merecida homenagem e atribuo a seguinte condecoração:

Ao Senhor Eugénio de Paula Tavares, autodidacta brilhante, polemista distinto, grande poeta, o primeiro a conseguir relevo literário aos versos em crioulo e un1 dos maiores compositores da morna O PRIMEIRO GRAU DA ORDEM DO DRAGOEIRO.

A feliz ideia de familiares, amigos e admiradores de NHÔ EUGÊNIO, de instituir uma Fundação "EUGÊNIO TAVARES", caso venha a ser materializada, poderá dar resposta à divulgação e protecção do espólio do poeta. Congratulo-me com esta feliz iniciativa e felicito os seus promotores, ao mesmo tempo que os encorajo a prosseguir."

O Presidente da República de Cabo Verde, Doutor Mascarenhas Monteiro (à direita), no decorrer da cerimónia da condecoração de Eugénio Tavares. 

Cerimónia de condecoração: Eugénio de Paula Tavares de Sena, sobrinho-neto do Poeta, recebe das mãos do Presidente da Républica a Condecoração.

O Presidente da Républica de Cabo Verde, Doutor Mascarenhas Monteiro, decidiu entregar a condecoração ao sobrinho-neto do Poeta, Eugénio de Paula Tavares de Sena, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da recolha, protecção e divulgação da Obra Literária e Musical de Eugénio Tavares.

Certificado da condecoração atribuída a titulo póstumo a Eugénio Tavares.

Fragmento do "Novo Jornal de Cabo Verde" (4 de Março de 1995 ) , um importante orgão de informação da altura, descrevendo o acto da condecoração de Eugénio Tavares, entre outros intelectuais cabo-verdianos.


Recorte do Jornal "Correio 15", de 17 de Fevereiro de 1995, noticiando a condecoração dos ilustres intelectuais cabo-verdianos:

"EugénioTavares, José Lopes da Silva, Pedro Monteiro Cardoso, Manecas Duarte e Januário Leite.

- Condecorados a titúlo póstumo

O Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro, condecora a título póstumo, em cerimónia a realizar hoje, às 12 horas na Presidência da República, Eugénio Tavares, com o 1° grau da Ordem do Dragoeiro; José Lopes da Silva, com o 2° grau da Ordem do Dragoeiro e a medalha de 1ª classe da Ordem do Vulcão; Pedro Cardoso, com o 2º grau da Ordem do Dragoeiro; Manuel de Jesus Monteiro Duarte, com a medalha de 1ª Classe da Ordem do Vulcão e Januário Leite, com a medalha de 2ª classe da ordem do Vulcão. Esta iniciativa presidencial, segundo uma nota da Presidência da República, visa "o reconhecimento da sua louvável e relevante contribuição para o engrandecimento da nação cabo-verdiana,em particular através de uma qualificada intervenção nos planos da criação artistíco-literária, da Investigação, da Cultura e do Magistério, tendo em conta a sua elevada estatura de cidadãos e intelectuais"."


Informações adicionais
Condecoração
Imagem da condecoração, O Primeiro Grau da Ordem do Dragoeiro, atribuída a título póstiumo ao Poeta Eugénio Tavares

 

Boletim Oficial de Cabo Verde, Decreto Presidencial nº3/95 de 2 de Fevereiro, descrevendo as condecorações atribuídas aos intelectuais cabo-verdianos já falecidos

Página anterior  Topo  Página seguinte
Biografia  Obra  Contactos  Notícias  Pesquisar
© 2004-2012 Todos os direitos reservados | Eugénio Tavares.org