Eugenio Tavares.org Biografia e Obra    
 
Entrada do Portal Contactos
 
Eugénio Tavares
Pesquisar EugenioTavares.org Notícias de eventos culturais relativos a Eugénio Tavares A Obra Factos biográficos Casa Museu de Eugénio Tavares

Inauguração do sitío "EugenioTavares.org"

Novembro 2004
Iniciando a comemoração do 75º aniversário da morte de Eugénio Tavares, Sua Exa. o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Sr. Doutor Onésimo Silveira, deslocou-se à sede da Fundação Eugénio Tavares em Sintra para inaugurar este sítio da internet, no dia 20 de Novembro de 2004.

A seguinte mensagem foi tornada pública na presença de Sua Exa. o Sr. Embaixador:

 


EVOCAR EUGÉNIO TAVARES - HONRAR CABO VERDE
O Grande Intérprete do Maravilhoso Espírito Caboverdiano
75 ANOS DEPOIS DA SUA MORTE

A Fundação Eugénio Tavares e o Núcleo de Amigos de Cabo Verde vão evocar Eugénio Tavares, no decurso do ano 2005, pela passagem dos 75 anos da sua morte, ocorrida a 1 de Junho de 1930.

A evocação terá lugar em Portugal, Estados Unidos e Cabo Verde, onde serão constituídos Núcleos de Amigos de Cabo Verde e Eugénio Tavares, que voluntariamente irão apoiar os eventos localmente programados. Em Cabo Verde espera-se uma larga participação das escolas e entidades oficiais.

Em Portugal, está organizada uma lista de Personalidades e organismos oficiais, que se apresentaram já disponíveis para a colaboração necessária, citando: Câmara Municipal de Lisboa/Hemeroteca, Câmaras Municipais geminadas com a Ilha Brava, tais como Sintra, Santarém, Serpa e Oeiras, Instituto Camões, Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Acime, Associação Caboverdeana, Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, Quadros Caboverdeanos na Diáspora, Várias Escolas e outras Instituições.

A Fundação Eugénio Tavares apresentará todo o espólio do Poeta recolhido nos últimos anos, em livros, em vídeos e num sitíio da internet já disponível em www.eugeniotavares.org. Uma exposição itinerante composta por quarenta painéis e várias dezenas de imagens relacionadas com a vida do Poeta e História Cultural da Ilha Brava, acompanhará todas as actividades.

Os encontros terão lugar na Quinta Verde Sintra, sede da Fundação Eugénio Tavares, no Palácio Valenças em Sintra, na Hemeroteca da Câmara Municipal de Lisboa, e em espaços nobres, cedidos pelos municípios e associações. Os programas serão previamente definidos em colóquios ou conferências ou simples convívios didácticos de cultura caboverdeana.

Pretende-se reapresentar neste século, esse grande vulto da cultura de Cabo Verde, tão aureolado como foi no século passado para que os vindouros se possam orgulhar dessa faceta esbelta da Nação Caboverdeana. Aos jovens em especial se pretende chegar para se sentirem Eugenistas e Caboverdeanos no amanhã.

O primeiro encontro terá lugar a 20 de Novembro 2004 na Quinta Verde Sintra, onde o programa será apresentado em detalhe ao Senhor Embaixador de Cabo Verde, Doutor Onésimo da Silveira, Convidados de Honra e a Imprensa.

Do programa consta a reabilitação da Casa do Poeta e do Coreto do Jardim Eugénio Tavares na Ilha Brava, e lançamento de livros entre os quais " Cantigas Creoulas" traduzido em língua italiana. Acompanhamento especial à difusão do novo livro de Teixeira de Sousa o Mar das Túrbidas Vagas, relacionado com o Mar Eterno de Eugénio Tavares. Consta ainda a colocação de um busto do Poeta no Parque dos Poetas em Oeiras e no Parlamento em Cabo Verde.

Eugénio Tavares é o Camões de Cabo Verde e apelamos a todos os Caboverdeanos e a todos os Lusófonos a uma adesão a esta causa que é o orgulho de um Povo a que nós pertencemos. Qualquer contacto poderá ser feito através de mail@quintaverdesintra.com ou info@eugeniotavares.org e todos serão bem-vindos, participando e colaborando.

Saudações Caboverdianas

 



Onésimo Silveira, Embaixador de Cabo Verde em Portugal entrevistado pelo jornal "A Semana".

Da visita do Sr. Embaixador em Sintra temos a noticiar o seguinte:


Embaixador de Cabo Verde em Sintra - Evocar Eugénio Tavares e Honrar Cabo Verde

No discurso de despedida de há dois anos atrás, aquando da sua partida para Portugal na qualidade de Embaixador Plenipotenciário, Onésimo Silveira afirmou vir honrar Cabo Verde especialmente junto das Comunidades Cabo-Verdianas e Organismos afins.

À sua vez, a Fundação Eugénio Tavares e os Amigos de Cabo Verde em Sintra, tiveram a honra de receber S. E. o Senhor Embaixador, numa visita de cortesia, que teve lugar a 20 de Novembro de 2004.

O Embaixador e sua família, acompanhados do escritor Teixeira de Sousa, pernoitaram na Quinta Verde Sintra, Sede da Fundação Eugénio Tavares, onde puderam inteirar-se da obra da Fundação Eugénio Tavares na recolha e divulgação do espólio cultural do Poeta e do programa de Homenagem pela passagem dos 75 anos da sua morte.

O Embaixador visitou a exposição Vida e Obra de Eugénio Tavares, ali patente e tomou conhecimento do que se tem vindo a fazer junto do Município de Sintra na Geminação Sintra/Vila de Nova Sintra, na Ilha Brava. Realce para o esforço feito junto da Câmara de Sintra na obtenção do direito à cidadania e habitação adequada para os cabo-verdianos a caminho da integração total na sociedade sintrense.

No âmbito do bom relacionamento havido entre a Embaixada de Cabo Verde e a Fundação Eugénio Tavares o Embaixador inaugurou o site EugenioTavares.org instrumento de trabalho disponível durante as comemorações dos 75 anos da morte do Poeta.

Presente o Dr. Jorge Trigo, membro da Hemeroteca da Câmara Municipal de Lisboa, que apresentou o programa com que aquela instituição vai colaborar na Evocação a Eugénio Tavares durante 2005.

Os convidados puderam gozar de um magnífico pôr-do-sol que se desfruta na Quinta Verde Sintra Sede da Fundação Eugénio Tavares sempre acompanhado dos familiares do Poeta e dos Amigos de Cabo Verde em Sintra.

Por carta S. Exa. o Embaixador, agradeceu o acontecimento vivido, elogiou a obra e prometeu colaboração futura na evocação a Eugénio Tavares figura cimeira da Nação Cabo-Verdiana que tão brilhantemente é representada em Portugal pelo seu Embaixador Plenipotenciário Doutor Onésimo Silveira.

Sons e imagens foram captadas pelo antropólogo cabo-verdiano e Técnico de Imagem Gueny Pires.

Fundação Eugénio Tavares,
Sintra, 25 Dez. 2004

 

Teixeira de Sousa
Oh Mar das Túrbidas Vagas

Henrique Teixeira de Sousa, médico, escritor cabo-verdiano, rondando os seus 80 anos de idade, vive no seio da sua família em Oeiras, onde o visitamos numa paz, só possível em casa de Teixeira de Sousa, em Cabo Verde ou mesmo na Ilha do Fogo.

O médico exerce medicina e está todos os dias, presente no seu consultório, bem perto da sua casa, com uma energia invejável que bem pude testemunhar.

É impressionante viver uns momentos de tranquilidade com o escritor que exerce a cabo-verdianidade num diálogo fluente e sempre aberto. Sente-se que nele corre sangue de Cabo Verde.
Henrique Teixeira de Sousa

Henrique Teixeira de Sousa nasceu na Ilha do Fogo, filho do Comandante John de Sousa, nascido na Ilha Brava e um desses "Lobos-do-mar" que na baia da Furna, na Ilha Brava, aprenderam a navegar, cursando pilotagem em Lisboa ou no Brasil.

Teixeira de Sousa é hoje um dos maiores escritores cabo-verdianos, senão o maior, se considerarmos o número de volumes que a sua obra contém.

Desde há vinte anos longe da sua terra, Cabo Verde, quis agora surpreender os seus leitores e na próxima primavera apresentará o seu novo livro o último de uma série de oito volumes que citamos:

•  Contra mar e vento
•  Ilhéu de contenda
•  Capitão de Mar e Terra
•  Xaguate
•  Djunga
•  Na Ribeira de Deus
•  Entre duas Bandeiras
•  Oh Mar das Túrbidas Vagas (ainda no prelo)

Oh Mar das Túrbidas Vagas, com cerca de 250 páginas é uma obra que não ousamos apresentar em nenhum detalhe, antes do tempo, mas queremos dizer que o romance tem um Pórtico que podemos citar. Sob o signo de Eugénio Tavares Poeta do Mar e do Amor - e que finaliza com os versos da Canção ao Mar ou o Mar Eterno de Eugénio Tavares.

Teixeira de Sousa quis com o seu livro Oh Mar das Túrbidas Vagas, lembrar Eugénio Tavares, homenagear Eugénio Tavares, Evocar Eugénio Tavares, o que se torna sublime. Partindo essa homenagem de Teixeira de Sousa todos nos curvamos gratos e orgulhosos.

Muitos dos Eugenistas, Cabo-verdianos ou Lusófonos, irão decerto adquirir o livro, lembrando Eugénio Tavares nos 75 anos da sua morte e glorificando mesmo em vida essa figura impar da literatura cabo-verdiana que é Teixeira de Sousa.

Eugénio Tavares de Sena

Informações adicionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita à sede da Fundação Eugénio Tavares, Novembro 2004
Abaixo encontram-se algumas imagens que ilustram alguns momentos da visita realizada por S. Exª. o Embaixador de Cabo Verde, Doutor Onésimo Silveira e o escritor, Dr. Henrique Teixeira de Sousa.
À esquerda, Onésimo Silveira; à direita, Teixeira de Sousa
Plano da exposição sobre a vida de Eugénio Tavares
Teixeira de Sousa; à direita Eugénio Tavares Sena, Presidente da Fundação Eugénio Tavares
Eugénio Tavares de Sena
Outro plano da exposição
 
 
 
O tema da conversa: "O Mar Eterno" de Eugénio Tavares, evocado no livro de Teixeira de Sousa, "Oh Mar das Túrbidas Vagas"
 
Cartaz exibindo gravura colorida por Eugénio Tavares, representando a Ilha Brava.
Página anterior  Topo  Página seguinte
Biografia  Obra  Contactos  Notícias  Pesquisar
© 2004-2013 Todos os direitos reservados | Eugénio Tavares.org